das 14h às 22h

BWEXPO

Tecnologias Voltadas à Sustentabilidade do Meio Ambiente

Selecione a programação:

Palestrantes

Diretor executivo

Eduardo Daher

ABAG

Eduardo Daher
Diretor executivo - ABAG

Sócia fundadora

Ana Luiza Fávaro

Acqua Expert Engenharia Ambiental

Ana Luiza Fávaro
Sócia fundadora - Acqua Expert Engenharia Ambiental

Ana Luiza Fávaro – Bióloga, expert em microbiologia de lodos ativados e ecotoxicologia aquática. Atua na área de tratamento de efluentes e monitoramento e controle ambiental desde 2001. Sócia fundadora da Acqua Expert Engenharia Ambiental. Foi aluna do Dr. David Jenkins e utilizou a ferramenta da análise microbiológica de lodos ativados em grandes indústrias tais como: G. MILLS, CSN, Unilever, Natura, Cervejaria Petrópolis, Lwarcel, Rigesa, Ajinomoto, Veracel, International Paper, TIAL, Colgate, Ecobier, Estamparia Salete, Friboi, ENCE, entre outras grandes empresas no Brasil, na Argentina, no Chile e na Espanha. 

Foi sócia fundadora de um laboratório de ecotoxicologia aquática entre 2007 e 2017, onde também participou de grandes estudos e projetos ambientais de proteção ao ambiente aquático para importantes indústrias brasileiras, tais como Eldorado, G. MILLS, Vale, Copebrás, Suzano, entre tantas outras.

Sócio-diretor

Marcelo Nudel

Ca2 Consultores

Marcelo Nudel
Sócio-diretor - Ca2 Consultores

CEO

Ian Mckee

Solidos

Ian Mckee
CEO - Solidos

Ian, formado em economia, é credenciado como TRUE Zero Waste Advisor e LEED AP pelo US Green Building Council.  Também está a frente do Instituto Ecozinha (a maior rede de bares e restaurantes Lixo Zero do país), foi o autor do Plano Copa Verde para o Brasil e é membro contribuinte do comitê Internacional Zero Waste International Alliance participando ativamente na nova definição do conceito “Zero Waste”.

Presidente

Hewerton Bartoli

ABRECON

Hewerton Bartoli
Presidente - ABRECON

Curadora BW

Monica Saraiva Panik

BW Expo

Monica Saraiva Panik
Curadora BW - BW Expo

Formada em Comunicação Social pela FAAP e MBA em Marketing pela FGV, trabalhou 20 anos no mercado automotivo e nos últimos 22 anos, na Alemanha, se especializou na Economia do Hidrogênio. Foi Gerente do Projeto “Ônibus à Célula a Combustível para Transporte Urbano no Brasil” por parte do consórcio implementador e participou da organização da 22ª World Hydrogen Energy Conference 2018 no Rio de Janeiro. É Curadora do núcleo “Transformação Energética – Hidrogênio” na BW Expo 2020 e Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira do Hidrogênio.

Membro Executivo

Ulysses Mourão

EBP Brasil

Ulysses Mourão
Membro Executivo - EBP Brasil

Presidente

Yuri Schmitke A. Belchior Tisi

ABREN

Yuri Schmitke A. Belchior Tisi
Presidente - ABREN

Presidente Executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos – ABREN, Presidente do Waste to Energy Research and Technology Council – WtERT Brasil e sócio da Girardi & Schmitke Advogados.
Advogado, Pós-graduado em Direito de Energia Elétrica e Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB. Membro do Energy Recovery Working Group da ISWA.

Diretor Presidente

Luiz Gonzaga Alves Pereira

ABETRE

Luiz Gonzaga Alves Pereira
Diretor Presidente - ABETRE

Diretor Presidente da ABETRE-Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, graduado em Engenharia Civil com graduação especial em Portos, Rios e Canais, Belo Horizonte, MG, 1974; Trabalhou 16 anos com montagem industrial pesada, construção de Plataformas de Exploração de Petróleo, Serviços on e off-Shore e montagem de fábricas de Papel e Celulose.
Nos últimos 30 anos dedicou-se a Engenharia Ambiental atuando na Limpeza Pública no Brasil e na América Latina. Foi Presidente da Relima – Peru durante 5 anos; Presidente da LOGA, SP, durante 10 anos; Presidente de Águas de Manaus, AM, entre outros.

Presidente

Afonso Mamede

Sobratema

Afonso Mamede
Presidente - Sobratema

Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente

Marcos Penido

Marcos Penido
Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente -

Gerente

Luciano Mandiga

Concreto e Materiais da Guarani Ind. Com e Serviços Ltda.

Luciano Mandiga
Gerente - Concreto e Materiais da Guarani Ind. Com e Serviços Ltda.

Presidente do Conselho Diretor

Marcello Brito

ABAG

Marcello Brito
Presidente do Conselho Diretor - ABAG

Formado em Engenharia de Alimentos pela UNIFEB de Barretos - SP, com especializações pelo Palm Oil Research Institute of Malaysia de Kuala Lumpur - Malásia e Federation of Oils, Fats and Seeds Association de Londres - Inglaterra.

MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e em Gestão do Comércio Internacional pelo IAE / Universidade Pierre Mendes em Grenoble - França.

Com atuação no setor de óleos vegetais nos últimos 20 anos,  ocupa os cargos de conselheiro externo da EMBRAPA Transferência de tecnologia;

Consultor externo do Banco Mundial/IFC para assuntos de óleo de palma.

Presidente do Conselho diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e cofacilitador da Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura.

Gerente Regional

Marcelo Bueno

Toray

Marcelo Bueno
Gerente Regional - Toray

Marcelo Bueno, 23 anos de experiência no mercado de águas, sendo 15 dedicado aos produtos de membranas filtrantes, cobrindo as principais tecnologias comerciais de Microfiltração, Ultrafiltração, Nanofiltração, Osmose Reversa e MBR.

Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Santa Cecilia e pós graduado em Gestão Ambiental na FEI, tem atuação no mercado desenvolvida nas áreas técnicas e comerciais de empresas multinacionais e desde 2012 atua como gerente regional da Toray para o mercado da América do Sul.

Também é diretor para o Brasil da ALADyR – Associação Latino Americana de Dessalinização e Reuso. ONG que promove o desenvolvimento e difusão de conhecimento para conservação e acesso à água.

Consultor em Gestão de Resíduos

MSc. Flavio Matos

ABREN

MSc. Flavio Matos
Consultor em Gestão de Resíduos - ABREN

Mestre em Engenharia de Meio Ambiente e Energia pela Ecole de Mines (França), Mestre em Management pela UPM (Espanha), Engenheiro Mecânico pela UFU (Brasil), Pós-graduado em Financiamento de Projetos pela Middlesex University (Reino Unido), certificado pela ISWA como “International Waste Manager”, Consultor em Gestão de Residuos, Membro do Conselho Deliberativo da ABREN, do Working Group Energy Recovery da ISWA do Chartered Institute of Wastes Mamagement / Reino Unido.

Sócia e Líder de Acústica

Andrea Destefani

Ca2 Consultores Ambientais Associados

Andrea Destefani
Sócia e Líder de Acústica - Ca2 Consultores Ambientais Associados

Diretor de Sustentabilidade

Carlos Henrique Rossin

SELURB

Carlos Henrique Rossin
Diretor de Sustentabilidade - SELURB

Engenheiro Civil formado pela Universidade de Maryland (EUA) e com Mestrado em Administração de Empresas pela The George Washington University (EUA). possui mais de 20 anos de atuação profissional na área sócio ambiental.  Foi Diretor responsável pela área de Sustentabilidade da PwC Brasil. É membro da comissão de sustentabilidade do IBGC e da comissão de resíduos sólidos da ABDIB. No setor de Resíduos, desenvolve estudos técnicos a mais de 15 anos  e atualmente é Diretor de Sustentabilidade do SELURB.

Assessor da Diretoria

Diógenes Del Bel

ABETRE

Diógenes Del Bel
Assessor da Diretoria - ABETRE

Assessor da diretoria da Abetre - Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes desde 2016, e seu diretor presidente de 2003 a 2015. 

Possui 23 anos de atuação no setor de resíduos sólidos e limpeza urbana, como dirigente de empresas e entidades de classe da iniciativa privada. Participação ativa nos principais fóruns de elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas e regulamentação, nos âmbitos Executivo, Legislativo e técnico. 

Foi dirigente das empresas Essencis, Teris do Brasil, Vega e Cobrapi Projetos Industriais, entre outras.

Engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da USP, com cursos de pós-graduação em administração pela FEA-USP e pela FGV, e curso de mestrado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP. 

Presidente

Márcio Matheus

SELURB/SELUR

Márcio Matheus
Presidente - SELURB/SELUR

Presidente do SELURB e do SELUR, desde de 1 º de junho de 2016 Diretor da Cruz Azul de São Paulo Saúde e Educação, entre 2013 2015 Diretor do Departamento de Limpeza Urbana Limpurb, da Prefeitura no Município de São Paulo, e 1 º Presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana AMLURB, da Cidade de São Paulo, de 2011 2012 Membro do Conselho Fiscal da São Paulo Urbanismo, da CET e do Conselho de Administração da São Paulo Turismo S/A entre 2011 2012 Chefe de Gabinete Parlamentar na Câmara dos Deputados, em 2009 2011 Coronel da PMESP, formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 1979 Bacharel em Direito Licenciado em Letras Especializado em Ensino e Inteligência Policial, Gestão Pública e Estratégia Mestre e Doutor em Políticas e Estratégias de Segurança Pública Titular da Cadeira Visão e Raciocínio Estratégicos e Gestão pela Qualidade dos Serviçosdo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores CAES/PMESP, durante o oficialato superior.

Maria Gabriela Costa

Maria Gabriela Costa
-

Diretor Regional Sul

Odilon Gaspar

ABETRE

Odilon Gaspar
Diretor Regional Sul - ABETRE

Engenheiro Químico, Administrador de Empresas (pós-graduação) e Químico Industrial.

Experiência professional iniciada em 1970 com experiência em grandes empresas do Brasil e da América Latina, como Vega Upaca (Lima/Peru), Catarinense Engenharia Ambiental, Mobil Oil do Brasil, Petroquímica União, Fertilizantes Capuava e Universidade Mackenzie. Atualmente Diretor Regional Sul da ABETRE – Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes e Diretor da FCA Engenharia e Consultoria. Além do Brasil e Peru, experiências profissionais nos Estados Unidos, México, Colômbia, França, Alemanha, Austrália, Finlândia, Holanda, Suécia e Turquia. Atualmente Conselheiro no CONSEMA/SC na Câmara Técnica de Residuos, na Câmara Técnica de Licenciamento, na Câmara Técnica de Saneamento e no Plenário. Membro da Câmara Ambiental da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e da Câmara Ambiental da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Conselheiro do Conselho Regional de Química - 13ª Região.

Responsável pela estruturação, desenvolvimento e implantação dos Sistemas MTR nos Estados de SC, RS, RJ e MG.

Paula Longato

BuroHappold Engineering

Paula Longato
- BuroHappold Engineering

Diretor

Rafael Teixeira

RAFA ENTULHOS

Rafael Teixeira
Diretor - RAFA ENTULHOS

Diretor Técnico

Valmir Bonfim

DVS

Valmir Bonfim
Diretor Técnico - DVS

Diretor

Francisco Leme

IBRAM

Francisco Leme
Diretor - IBRAM

CEO W4 Resources. Formado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP (1971), em Engenharia de Segurança pela Universidade Católica Salvador (1975), também realizou o Curso Internacional de Liderança e Desenvolvimento Estratégico pela Babson College (USA) e IMD (Suíça) (1993/1994). Trabalhou em multinacionais no Brasil, Portugal, Canadá, EUA e mais 18 países. Foi diretor de coprocessamento em cimenteiras (Lafarge, Cimpor e InterCement) e diretor da IBRAM e ABESC. Conselheiro da ABREN. 

Sócio Fundador

João Rosa

ACQUA EXPERT

João Rosa
Sócio Fundador - ACQUA EXPERT

João Rosa, eng. sanitarista formado pela E.E. Mauá em 1987. Sócio fundador da ACQUA EXPERT, empresa que utiliza o conceito de BIOLOGIA + ENGENHARIA = SOLUÇÃO INTEGRADA no tratamento biológico de esgoto de grandes indústrias de papel, celulose, alimentos e bebidas. Atuou em concessões municipais de saneamento realizando estudos técnicos de viabilidade, implantações e gerenciamento. 

Joyce Cruz

Joyce Cruz
-

Diretor Executivo

Matthias Thoma

EBP Suíça

Matthias Thoma
Diretor Executivo - EBP Suíça

Fundador e Presidente

Ph.D. Nickolas J. Themelis

Global WtERT Council

Ph.D. Nickolas J. Themelis
Fundador e Presidente - Global WtERT Council

Diretor de Vendas

Oscar Kimura

América Latina Swan Analytische Instrumente AG

Oscar Kimura
Diretor de Vendas - América Latina Swan Analytische Instrumente AG

Diretor de Vendas América Latina da Swan Analytische Instrumente AG, Suíça. Trabalhou como Gerente de Projetos Sênior na Swan Systems Engineering AG, Suíça, responsável por projetos relacionados à geração de vapor e energia elétrica, através do fornecimento de SWAS (Steam and Water Analysis System).  Formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2002).

Presidente

Peter Kurth

FEAD

Peter Kurth
Presidente - FEAD

Presidente da Federação Europeia de Gestão de Resíduos e Serviços Ambientais (FEAD). Presidente da Associação Federal da Indústria Alemã de Gerenciamento de Resíduos (BDE). Presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI). Membro do Conselho Consultivo da German RETech Partnership. Membro do Conselho Consultivo do Deutsche Bank. Bacharel em Direito e Ciências Políticas em Bonn e em Freiburg. Ministro de Estado das Finanças (senador) em Berlim de 1999 a 2001.

Gestora de Projetos e Pessoas

Ariani Aparecida Faria

EBP Brasil

Ariani Aparecida Faria
Gestora de Projetos e Pessoas - EBP Brasil

Diretor Técnico

Eduardo Pacheco

Portal Tratamento de Água

Eduardo Pacheco
Diretor Técnico - Portal Tratamento de Água

Engenheiro Sanitarista pela Escola de Engenharia Mauá, turma de 1987. Trabalhou na área técnica de algumas empresas como : Equipamentos Villares, Degrémont (SUEZ), Hidrogesp (atual OPERSAN), GE Water (SUEZ) e NALCO (Grupo ECOLAB). Hoje é Diretor Técnico do Portal Tratamento de Água e do Portal Saneamento Básico.

Gestora de Projetos

Talita Noccetti

EBP Brasil

Talita Noccetti
Gestora de Projetos - EBP Brasil

Pesquisador

Renato do Aragão Ribeiro

Embrapa Solos

Renato do Aragão Ribeiro
Pesquisador - Embrapa Solos

Pesquisador da Embrapa Solos, presidente do Conselho Gestor da Associação Rede ILPF. Biólogo, doutor em Geociências.

Presidente

Evaldo Ferreira Vilela

CNPq

Evaldo Ferreira Vilela
Presidente - CNPq

Evaldo Vilela é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Vilela é mestre em Entomologia pela USP e doutor em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra.

Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. Foi membro da CTNBio/MCTI. Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2000 a 2004) e diretor da Fundação Arthur Bernardes - Funarbe (1994 a 1999). Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 - 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (março a dezembro de 2014). 

Assumiu a presidência da FAPEMIG em 2015, cargo que ocupava até o momento. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, Capes e Finep.  É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.  Foi, também, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - Confap.

Presidente

Camilo Adas

SAE Brasil

Camilo Adas
Presidente - SAE Brasil

Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá. Atua há 35 anos no mercado automotivo e é Gerente de Desenvolvimento Senior de Testes/Eficiência de Combustíveis/Hydropuls/NVH na Mercedes-Benz do Brasil, com ênfase no Desenvolvimento de Caminhões, Nacionalização e Tropicalização de Projetos Globais para a Realidade Brasileira. Foi Engenheiro Chefe e Membro do Conselho da Mercedes-Benz na França e Alemanha. É Presidente do Conselho da SAE Brasil e Conselheiro responsável por Inovação e Tecnologia.

Diretor da Linha de Produtos e Estrategia de Novos Produtos

Silvano Pozzi

Ballard Power Systems

Silvano Pozzi
Diretor da Linha de Produtos e Estrategia de Novos Produtos - Ballard Power Systems

Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Automotiva pela FEI, trabalhou 12 anos para a indústria automotiva no Brasil, na Alemanha e nos Estados Unidos. Atuou 5 anos no Desenvolvimento de Célula a Combustível para a Mercedes Benz e Ballard na Alemanha e no Canadá. Há 18 anos trabalha para a Ballard Power Systems onde foi Diretor de Engenharia de Produto, Diretor Comercial de Produtos Heavy Duty e desde 2016 é Diretor de Linha de Produtos e Estratégia de Produtos, responsável pelo Desenvolvimento do Planejamento Global. 

Presidente

Luiz Carlos Moraes

ANFAVEA

Luiz Carlos Moraes
Presidente - ANFAVEA

Luiz Carlos Moraes assumiu a presidência da ANFAVEA em 22/04/2019, entidade em que já atuava como Vice-Presidente desde 2011. Iniciou sua carreira na Mercedes-Benz do Brasil, com passagens pelas áreas de Contabilidade, Auditoria, Planejamento, Controle Financeiro, Área Fiscal e da Tesouraria. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Comunicação Corporativa & Relações Institucionais.

Graduado em Economia pela Fundação Santo André, possui pós-graduação na FGV, MBA no IBMEC e pós-graduação no INSEAD/França. Com 42 anos de experiência no setor automotivo, o executivo foi atuante dentro da ANFAVEA em importantes acontecimentos da indústria, tais como: discussões de regimes automotivos (Inovar-Auto e Rota 2030) junto ao governo e outras associações; sancionamento do RenovaBio e novas legislações de emissões, segurança e comércio exterior.

Luiz Carlos Moraes é presidente da Anfavea e do Sinfavea para a gestão 2019 – 2022

Diretora Executiva Adjunta

Loana Lima

AHK Rio

Loana Lima
Diretora Executiva Adjunta - AHK Rio

Loana von Gaevernitz Lima é graduada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Administração de Empresas, possui um MBA em Gerenciamento de Projetos e atualmente cursa o mestrado stricto sensu em Economia e Finanças pela EPGE-FGV. Após sua passagem em instituições como Deutsche Bank (São Paulo) e o PMO (Project Management Office) para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (Rio de Janeiro), Loana integra desde 2017 o corpo executivo da Câmara de Comércio e Industria Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro, atuando como Diretora Executiva Adjunta e responsável pela área de Entrada no Mercado e Desenvolvimento de Negócios.

Certificada como gerente de projetos pelo Project Management Institute (PMP – PMI), Loana possui vasta experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos e estudos setoriais para cooperação bilateral e geração de oportunidades de negócio entre Brasil e Alemanha no setor de infraestrutura, com especial enfoque para as áreas de energias renováveis (incluindo hidrogênio verde), petróleo e gás, eficiência energética e saneamento básico, via financiamento particular ou por processos licitatórios do Governo Federal na Alemanha (Ministérios BMWi, BMU e BMZ). Como diretora executiva adjunta somam-se as rotinas de gestão de equipes e suporte nas atividades de planejamento, acompanhamento de metas e resultados e prestação contas ao conselho diretivo da instituição sobre projetos e principais resultados.

CEO e Consultor Chefe

Katsuhiko Hirose

HyWealth Co.

Katsuhiko Hirose
CEO e Consultor Chefe - HyWealth Co.

CEO e consultor-chefe, HyWealth Co.
Professor visitante WPI, Instituto Internacional para Pesquisa de Energia Neutra em Carbono, Universidade de Kyushu

Carreira
Doutor em Engenharia Mecânica e Mestre em Física Aplicada

Desde 1981, 39 anos trabalhou como engenheiro de tecnologia avançada na Toyota Motor Corporation Japan.
Autor principal do IPCC de 2017-19 para refinamento das diretrizes de GHG
Em setembro 2019 se aposentou da Toyota 
Em outubro 2019, se tornou CEO e Consultor Chefe da HyWealth Co.

Trabalhou sempre na linha de frente do desenvolvimento das tecnologias mais recentes da Toyota, como o primeiro motor de 4 válvulas e o primeiro sistema de motor digital controlado por computador, protótipo de dois tempos, sistema híbrido e sistema de célula a combustível.
Mais tarde envolveu muitos projetos como um planejador para fazer uma estratégia e desenvolvimento estratégico de desenvolvimentos de novas tecnologias. Teve profundo envolvimento da estratégia energética da Toyota e da indústria automotiva. Iniciou muitos programas de infraestrutura do governo e da indústria, como H2mobility alemão, H2Mobility UK, H2USA. Membro inicial do grupo de estudo HyGrid. Na área acadêmica, ele está trabalhando para pesquisar como implementar as tecnologias de baixo carbono na sociedade. A iniciativa mais recente é o "Conselho de Hidrogênio", onde desempenhou um papel importante como comitê de coordenação e também co-presidente da força-tarefa de estudo para fazer um relatório como “How Hydrogen Empowers the Energy Transition” “Hydrogen Scaling Up”. Se aposentou da Toyota recentemente, e está trabalhando como consultor em mobilidade, energia, especialmente hidrogênio e tecnologias neutras em carbono. Tem clientes como a Toyota Motor Corporation, Engie e outras empresas.

Diretora de Tecnologias do Hidrogênio

Sunita Satyapal

Departamento de Energia dos Estados Unidos

Sunita Satyapal
Diretora de Tecnologias do Hidrogênio - Departamento de Energia dos Estados Unidos

A Dra. Sunita Satyapal é a Diretora do Departamento de Tecnologias do Hidrogênio e Célula a Combustível, Setor de Eficiência Energética e Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA, e é responsável por US $ 150 milhões por ano em P&D de hidrogênio e célula a combustível. Ela tem duas décadas e meia de experiência na indústria, academia e governo, incluindo na United Technologies, gerenciando pesquisa e desenvolvimento de negócios, e como professora visitante. Ela também é a atual presidente da Parceria Internacional para Economia do Hidrogênio e Célula a Combustível, uma parceria entre mais de 18 países para acelerar o progresso do hidrogênio. Recebeu seu Ph.D. da Columbia University e pós-doutorado em Física Aplicada e de Engenharia na Cornell University. E tem várias publicações, incluindo na Scientific American, 10 patentes e vários reconhecimentos, incluindo um Prêmio de Posto Presidencial.

Coordenador

Ronaldo Bianchini

SAE

Ronaldo Bianchini
Coordenador - SAE

Gerente de Desenvolvimento de Negócios

Luiz Mello

ThyssenKrupp

Luiz Mello
Gerente de Desenvolvimento de Negócios - ThyssenKrupp

Luiz Mello é engenheiro químico formado pela USP, e desde 2014 atua como gerente de desenvolvimento de negócios na unidade Plant Technology da thyssenkrupp no Brasil. O grupo alemão de empresas de bens de capital e serviços atua nos setores automotivo, siderúrgico, de plantas e componentes industriais e de construção naval. Na região possui 4.100 colaboradores e obteve, em 2019, faturamento de R$ 2.9 bilhões. 

Especialista em tecnologias de processos químicos, sua atuação inclui a gestão de negócios e projetos para engenharia e contratos do tipo EP e EPC para diversos ramos da indústria, como química, petroquímica, siderúrgica e de fertilizantes.

Demóstenes Barbosa da Silva

Demóstenes Barbosa da Silva
-

Professor e Pesquisador

Nivalde Castro

GESEL

Nivalde Castro
Professor e Pesquisador - GESEL

Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ desde 1975. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre o setor elétrico. Coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico. O GESEL desenvolve pesquisas e estudos sobre inúmeros aspectos relacionados direta e indiretamente com o setor elétrico: análise do modelo de estruturação, matriz de energia elétrica, padrão de financiamento, processo de concentração, regulação, modelagem dos leilões de energia  e de linhas de transmissão, equilíbrio econômico - financeiro das empresas do setor, linha de estudos sobre governança corporativa pública. Autor de inúmeros artigos sobre o setor, publicados em revistas e portais especializados, periódicos mais acadêmicos e no IFE, publicação do próprio GESEL. Desde 1998 publica o livro anuário Séries das empresas do setor elétrico. Em 2008 publicou em co-autoria livro sobre Bioeletricidade. Mantém intercâmbio acadêmico com Universidade do Porto, Corunha, e ISEG- Portugal. É orientador de monografias relacionadas com o setor e é orientador de professores e pesquisadores em Pós Doutorado.

Presidente

Paulo Emílio de Miranda

Associação Brasileira do Hidrogênio

Paulo Emílio de Miranda
Presidente - Associação Brasileira do Hidrogênio

Possui graduação, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutoramentos na França. É Professor Titular da UFRJ e dirige o Laboratório de Hidrogênio da Coppe. É Presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, Membro da Diretoria da Associação Internacional para a Energia do Hidrogênio (IAHE), Representante do Brasil na Parceria Internacional para Economia do Hidrogênio (IPHE), Membro do Comitê Científico Internacional da empresa Engie e Editor-Chefe da Revista Científica Matéria.

Desenvolvedor

Daniel Bueno Lima

SAE Brasil

Daniel Bueno Lima
Desenvolvedor - SAE Brasil

Engenheiro mecânico aeronáutico formado pela UFMG em 1986. Trabalha já há quase 30 anos na Embraer onde atua na organização do engenheiro chefe, suportando as equipes com tecnologia e treinamento na área de cargas do avião no solo estáticas e dinâmicas. Tem experiencia na indústria automobilística na área experimental de ruídos e vibrações por ter trabalhado por 5 anos na General Motors do Brasil. Pela SAE Brasil já foi presidente do comitê organizador da competição Baja SAE Brasil e atua desde 2003 na área de garantia de segurança nas competições de Baja e Fórmula SAE. Em 2020 tem suportado o desenvolvimento da nova modalidade das competições Baja e Fórmula SAE Brasil com a introdução das unidades de potência elétricas alimentadas por célula a combustível hidrogênio.

CEO

Daniel Sindicic

Grupo Lara

Daniel Sindicic
CEO - Grupo Lara

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes (1987), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002). CEO do Grupo LARA e consultor técnico de desenvolvimentos de projetos waste-to-energy. Vice-Presidente do WtERT Brasil e Conselheiro da ABREN.

Diretor-Presidente

Paulo Mello

Instituto Ecozinha

Paulo Mello
Diretor-Presidente - Instituto Ecozinha

Empreendedor com 25 anos de experiência no ramo da gastronomia, Chef de Cozinha, fundador e franqueador da rede de restaurantes  Dona Lenha; ambientalista, permacultor e Diretor-Presidente do INSTITUTO ECOZINHA.

Agrônomo e Consultor

Antonio Oswaldo Storel Júnior

Gestão Sistêmica de Resíduos Sólidos

Antonio Oswaldo Storel Júnior
Agrônomo e Consultor - Gestão Sistêmica de Resíduos Sólidos

Agrônomo e Consultor em Gestão Sistêmica de Resíduos Sólidos. Professor e consultor.

Presidente

Marco Aurélio

Composul Compostagem Industrial

Marco Aurélio
Presidente - Composul Compostagem Industrial

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis e mestre em Agricultura Orgânica Internacional na Universidade de Kassel, Witzenhausen.  Alemanha. Hoje opera de usina de compostagem com tecnologia GORE COVER e logística mecanizada de resíduos orgânicos no sul de Santa Catarina e é Consultor em projetos de tratamento biológico de resíduos para compostagem / biosecagem / biogás / CDR’s

Sócio-Diretor

Roberto Bretas

Green Soluções em Tecnologia Ambiental

Roberto Bretas
Sócio-Diretor - Green Soluções em Tecnologia Ambiental

Roberto Bretas, 58 anos, empresário. Graduado em Ciências da Computação. Atua a 35 anos no mercado de Tecnologia da Informação, tendo recebido vários prêmios por destaque no Mercado Brasileiro de T.I.

É Sócio-Diretor da Global Red Tecnologia, que atua com Monitoramento  de Performance Digital (DPM/APM) e robotização e Automatização de Processos (RPA).

Ativista da Área Ambiental e do Instituto Lixo Zero Brasil, é sócio-diretor e fundador da *Green Soluções em Tecnologia Ambiental, estimulador e apoiador da ampla reciclagem e da logística reversa, fornece serviços e projetos para Gestão Resíduos e soluções em conteinerização.

A Green é a única iniciativa, efetiva no Centro-oeste à tratar com êxito a reciclagem do vidro.* O modelo de coleta de vidro e envio para reciclagem vem sendo replicado com sucesso no Espírito Santo e Paraná.

Presidente

João Carlos Godoy

Oeko Bioplásticos

João Carlos Godoy
Presidente - Oeko Bioplásticos

João Carlos de Godoy Moreira é graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1989). Empresário, fundador e atualmente Diretor Técnico Comercial da empresa Oeko Bioplásticos, fundada em 2014. Possui grande experiência em empreendedorismo de empresas de base tecnológica e em gestão de programas de integração entre universidades, centros de pesquisa e empresas para transferência de tecnologia e cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil, Estados Unidos e na Europa. É especialista nas áreas de produção e desenvolvimento de novos produtos nos segmentos de plásticos de engenharia e biopolímeros/bioplásticos obtidos a partir de fontes renováveis agrícolas, resíduos agroindustriais e compostos com fibras naturais. Experiência de atuação de mais de 25 anos em gestão e vivência empresarial, desde a fundação de novas empresas até a sua expansão e consolidação no mercado nacional e internacional, formulação de planos negócios e operacionais, projetos industriais e gestão de cadeia de suprimentos industriais.

Coordenador da Mentoria em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio

Daniel Lopes

SAE Brasil

Daniel Lopes
Coordenador da Mentoria em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio - SAE Brasil

É Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos e Mestre em Engenharia Térmica e Fluidos pela UNICAMP, e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Com mais de 20 anos de experiência nos setores Automotivo, Energético e de Gases Especiais, é Sócio e Diretor Executivo da Hytron, empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas para os setores: Elétrico, Biocombustíveis, Óleo & Gás e Hidrogênio. É Coordenador da Mentoria em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio da SAE Brasil.

Flavio R. Ortigão

Hidrogênio Branco

Flavio R. Ortigão
- Hidrogênio Branco

Dr. Flavio Ramalho Ortigão é o fundador de negócios inovadores como a INTERACTIVA, um laboratório virtual que agora faz parte da ThermoFisher Scientific (Ulm), a rede privada de inovação (Ulm), Antarus (Huntsville), Bioenergia (Natal) e Recupera (Ljubliana). Nasceu no Brasil, onde se tornou líder estudantil no início dos anos setenta. Ele acabou se estabelecendo na Suécia, onde se formou na Universidade de Lund em Bioquímica e Biologia Molecular, e também trabalhou na indústria de açúcar e farmacêutica. Foi professor visitante da Universidade de São Paulo. Flavio Ortigao é PhD em Química de Polímeros pela Universidade de Ulm, Alemanha. Antes de lançar com sucesso sua própria empresa de biotecnologia em 1995, foi pesquisador em diferentes instituições públicas, publicou diversos artigos científicos e deu o primeiro passo para a criação de várias patentes. É pioneiro na despolimerização de plásticos para a produção de entidades químicas. Ele mora agora em Estocolmo, Suécia.

Consultor para Novas Tecnologias e Processos

Antonio Alberto Stuchi

Raízen

Antonio Alberto Stuchi
Consultor para Novas Tecnologias e Processos - Raízen

Formado em engenharia química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutorado em Bioenergia pela USP (cursando) com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Tem mais de 37 anos de experiência no setor sucroenergético. Atuou nas áreas de Produção e Gestão Agroindustrial, planejamento e controle de toda a cadeia produtiva de Açúcar, Etanol e Bioenergia, Inovação e Tecnologias Agroindustriais, em cargos de gerência à diretoria na empresa Guarani S/A, onde trabalhou por quase 20 anos.

Em 2008 assumiu o cargo de Diretoria Industrial na Cosan. Após a JV com a Shell, assumiu o cargo de Diretor de Produção Agroindustrial na Raízen.

Em 2015, como Diretor Executivo de Tecnologias e Projetos, liderou a equipe responsável pela condução da consolidação do projeto de Etanol de Segunda Geração e Biogás. Atualmente é consultor para Novas

Tecnologias e processos industriais  na Raízen.

Gerente de Inovação e Sustentabilidade

Ansgar Pinkowski

AHK Rio

Ansgar Pinkowski
Gerente de Inovação e Sustentabilidade - AHK Rio

Engenheiro mecânico com especialização em energia com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e Startups, atuando em projetos de energia, otimização de Processos e Transformação organizacional. Responsável na AHK Rio para os projetos de hidrogênio verde e transformação energética e cofundador da Aliança-Brasil Alemanha de Hidrogênio Verde Brasil, juntamente da AHK SP e da GIZ. 

Mentor de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação

Erwin Franieck

SAE Brasil

Erwin Franieck
Mentor de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação - SAE Brasil

SHORT BIO: Engenheiro Mecânico pela UNICAMP Especialização em Gestão de Projetos pela FDC , 34 anos de P&D&I na área de Powertrain na Robert Bosch Ltda, finalizando como Diretor de P&D&I em 6.2020 tendo como projeto de maior destaque o conceito do Veículo Flex em 94.  Participação no Rota2030 pelo Sindieças e Professor e chefe de departamento de Mecatronica do Colégio Técnico da UNICAMP desde 1984.

Mentor em Inovação para o Design da Mobilidade

Ronaldo Rios Lopes

SAE Brasil

Ronaldo Rios Lopes
Mentor em Inovação para o Design da Mobilidade - SAE Brasil

Pós Graduado Gestão de Projeto de Produto;
Graduado Bacharel em  Design de Produto;
Designer Sênior na Mercedes-Benz do Brasil;
Mentor em Inovação para o Design da Mobilidade-SAE Brasil.

CEO

Paulo Alvarenga

thyssenkrupp

Paulo Alvarenga
CEO - thyssenkrupp

Paulo Alvarenga é CEO do Grupo thyssenkrupp na América do Sul desde 2017. O grupo alemão de empresas de bens de capital e serviços atua nos setores automotivo, siderúrgico, de plantas e componentes industriais e de construção naval. Na região possui 4.100 colaboradores e obteve, em 2019, faturamento de R$ 2.9 bilhões.

Alvarenga ingressou na companhia em 2012. Após ser vice-presidente para a América do Sul, entre 2012 e 2015, ele assumiu adicionalmente o cargo de CEO da unidade Plant Technology em 2016, aumentando sua atuação na região nos anos seguintes.

Antes de entrar na thyssenkrupp, trabalhou por quase 20 anos na Siemens, onde ocupou diversas posições, tais como, CEO das divisões Mobility e Building Technologies. 

É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG) e tem especializações em Administração de Empresas pela FGV e em Gestão Empresarial pelo IMD, em Lausanne (Suíça).

Alvarenga também é membro do conselho da AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha).

Gerente de Cidades para a América Latina

Mike Oliveira

Fundação Ellen MacArthur

Mike Oliveira
Gerente de Cidades para a América Latina - Fundação Ellen MacArthur

Gerente de cidades para a América Latina na fundação Ellen MacArthur. Farmacêutico pelo Mackenzie e Universidade de Coimbra, Mestre em ciências pela USP e pela University of Alberta, e mestrado profissional em gestão para a competitividade com foco em sustentabilidade pela FGV. Com passagens pelas áreas de sustentabilidade e inovação por Natura, Akatu e Unilever.

Fundador e Presidente

Richardy Anthony

Zero Waste International Alliance

Richardy Anthony
Fundador e Presidente - Zero Waste International Alliance

Consultor com 49 anos de carreira em projetos de gestão do meio ambiente.  Ele é fundador e presidente da Zero Waste International Alliance, a maior entidade global desenvolvendo e disseminando o conceito de Lixo Zero ou Zero Desperdiço.  Ele é também fundador e membro do conselho da National Recycling Coalition, California Resource Recovery Association, the Grassroots Recycling Network (AKA,) Zero Waste USA, e Zero Waste San Diego.

Membro

Giulia Kaminski Tramontin

WtERT Brasil

Giulia Kaminski Tramontin
Membro - WtERT Brasil

Engenheiro Eletricista

Dante Hollanda

Smart Grids

Dante Hollanda
Engenheiro Eletricista - Smart Grids

Servidor Público Federal no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) desde 2013. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua em temas relacionados a Energias Renováveis e ao Setor Elétrico, tais como: Energia Eólica, Energia Solar, Energia Hidráulica, Energia do Hidrogênio, Smart Grids, Veículos Elétricos e Armazenamento de Energia.

CEO e Dir Desenv Projetos da América Latina

Athaydes Leite

PlaNET Brasil

Athaydes Leite
CEO e Dir Desenv Projetos da América Latina - PlaNET Brasil

Professor Planejamento Estratégico

Amaro Pereira Júnior

COPPE/UFRJ

Amaro Pereira Júnior
Professor Planejamento Estratégico - COPPE/UFRJ

Engenheiro Quimico com Mestrado em Tecnologia Nuclear

André Wagner Andrade

USP

André Wagner Andrade
Engenheiro Quimico com Mestrado em Tecnologia Nuclear - USP

WtERT Brasil

Patrícia Donaine

Membro do Grupo de Experts

Patrícia Donaine
WtERT Brasil - Membro do Grupo de Experts

Sócio Fundador

Humberto Bizerril Gargiulo

Upside Finance

Humberto Bizerril Gargiulo
Sócio Fundador - Upside Finance

Diretor Técnico

José Mateus Bichara

Atmosplan Engenharia e Consultoria Ambiental

José Mateus Bichara
Diretor Técnico - Atmosplan Engenharia e Consultoria Ambiental

Professor

Josmar Pagliuso

USP

Josmar Pagliuso
Professor - USP

Professor

Julien Dias

ISAE/FGV

Julien Dias
Professor - ISAE/FGV

Advogado e Pesquisador

Tiago Trentinella

Universidade de Osaka, Japão

Tiago Trentinella
Advogado e Pesquisador - Universidade de Osaka, Japão

Membro do Comitê de Inovação

Wellington Galassi

ABAG

Wellington Galassi
Membro do Comitê de Inovação - ABAG

Wellington Galassi é Palestrante, articulista e empreendedor, com formação na área de economia e direito, especialização em regulação do mercado financeiro e de capital; relações internacionais e comercio exterior. Nos últimos 14 anos tem atuado assessorando governos e empresas estrangeiras interessadas em investir no Brasil, incluindo a atuação como como head responsável pelo “Programa Nacional e de Internacionalização de Startups da CONAJE”. Atua como partner da Mango Ventures (a primeira venture builder brasileira especializada em projetos de internacionalização para startups e Scale-Ups) onde atua como head responsável pela área de internacionalização e alianças estratégicas. Através da Mango Ventures tem liderado projetos e iniciativas em parceria com diferentes instituições como BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Business France, ProChile, Ministério da Economia de Dubai, MATRADE-Malásia, IE Singapore e em diferentes mercados.  

Recentemente assumiu como Head do Comitê de Internacionalização da ABStartUps com a missão de contribuir com o ecossistema brasileiro de empreendedorismo e inovação e no intercâmbio de StartUps brasileiras para que acessem mercados globais. Além disso ocupa diversas posições em entidades de representação empresarial como:
•    Head do Comitê de Internacionalização da ABStartUps;
•    Head do Comitê de Internacionalização do Instituto Startups;
•    Membro do Comitê de Economia e Relações Internacionais da FIESP;
•    Conselheiro no Conselho Superior de Relações Internacionais da FECOMÉRCIOSP
•    Conselheiro no Conselho de Economia Empresarial e Polírica da FECOMÉRCIOSP
•    Membro do Comitê de Inovação da ABAG
•    Membro da SP Chamber of Commerce.
•    Curador do Ceará Global

Presidente

Demostenes Barbosa da Silva

BASE Energia Sustentável

Demostenes Barbosa da Silva
Presidente - BASE Energia Sustentável

Graduações: em Física pela Universidade Federal de Goiás (1979), em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1980), Mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia pela Universidade de São Paulo (2016).

Desenvolveu sua carreira profissional no Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (6 anos: 1981 – 1983, e, 1993 – 1997), em Concessionárias de Energia Elétrica (19 anos: 1984 – 1993, e, 1999 – 2010).

Atualmente é presidente da BASE Energia Sustentável, empresa dedicada ao desenvolvimento e assessoramento de seus clientes na busca por soluções para áreas de infraestrutura em geral, e de energia em particular, voltadas para a compatibilização de projetos e investimentos dentro dos parâmetros de sustentabilidade, ambiental e socioeconômica, com foco na preservação dos recursos da natureza, orientação imperativa na nova era de atividades econômicas e sociais globais, que se tem denominado como era de economia verde ou economia sustentável.

Desenvolveu e implantou o projeto brasileiro que desenvolveu e obteve aprovação de metodologia aprovada pela ONU, para o cálculo de remoções de CO2 da atmosfera pelo crescimento de florestas de espécies nativas, em restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs). A metodologia foi aplicada para restaurar a cobertura vegetal nativa de margens de reservatórios de usinas hidrelétricas.

Iniciou o projeto suportado financeiramente pelo Global Environmental Facility (GEF), com o objetivo de demonstrar a viabilidade técnica e econômica da utilização de excedentes sazonais de energia hidrelétrica no Brasil, para gerar hidrogênio eletrolítico, e utilizá-lo como combustível limpo no transporte rodoviário urbano de pessoas na metrópole de São Paulo.

Desenvolve atualmente os dois maiores projetos de pesquisa e desenvolvimento de armazenamento de energia, sob a forma de hidrogênio e em baterias de Lítio, junto a usinas hidrelétricas, apoiados por Furnas Centrais Elétricas S/A (FURNAS), e Companhia Energética de São Paulo (CESP), aprovados para implantação no âmbito da Chamada No 21 de Projetos de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Integrou o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão de assessoramento científico da Convenção Global do Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU), quando, em 2007, o mesmo recebeu o Prêmio Nobel da Paz, Estocolmo, Suécia.

Coordenador Nacional

Marco Antônio Juliatto

ENERGIF

Marco Antônio Juliatto
Coordenador Nacional - ENERGIF

Marco Antônio Juliatto (http://lattes.cnpq.br/1062431145505117) é Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 2005), graduado em Engenharia de Produção Elétrica (UFSC 1998), Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC 1985) e Eletricista Instalador Predial (SENAI 1882). Foi criador e Chefe do Laboratório de Eficiência Energética, Coordenador de Curso e Chefe do Departamento de Eletrotécnica do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catariana IFSC, onde atuou por 30 anos. Hoje é professor do Instituto Federal de Brasília IFB. Desde 2017 é o Coordenador Nacional do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal Programa EnergIF, atuando como Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), http://energif.mec.gov.br/ br/)

Vanessa Arjona

IPHE Education & Outreach Working Group Early Career Chapter

Vanessa Arjona
- IPHE Education & Outreach Working Group Early Career Chapter

Vanessa Arjona é Analista Estratégica Sênior do  Governo de Boston e esté dando apoio ao Departamento de Energia dos EUA (DOE) na função de Líder de Comunicações do Escritório de Tecnologias de Hidrogênio e Célula a Combustível do DOE (HFTO). Vanessa desenvolve estratégias para disseminar com eficácia informações sobre como as atividades e o progresso de pesquisa, desenvolvimento e demonstração (RD&D) da HFTO apóiam a missão do DOE dos EUA em direção a um futuro de energia sustentável. Ela trabalha em parceria com o governo, indústria, laboratórios nacionais e acadêmicos, e por meio da “Parceria Internacional para Hidrogênio e Células Combustíveis na Economia” (IPHE), atua em programas de educação e divulgação que aumentam a compreensão do público em geral, fomentam o interesse das próximas gerações e contribuem para disseminar o valor da integração de hidrogênio e células a combustível no sistema de energia.
Nascida e criada na Colômbia, Vanessa se mudou para os Estados Unidos quando era adolescente com sua família, mas passou a maior parte de sua vida em Washington DC Ela é uma Profissional de Gerenciamento de Projetos certificada e graduada pelo Programa de Gestão Ambiental e Energética da George Washington University na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas.
https://www.energy.gov/eere/contributors/vanessa-arjona 


 

Presidente

Vilmar Simion Nascimento

Programando o Futuro (Lixo Eletrônico)

Vilmar Simion Nascimento
Presidente - Programando o Futuro (Lixo Eletrônico)

Vilmar Simion. É tecnólogo em Marketing, Design Gráfico, fundador e coordenador da Organização da Sociedade Civil Programando o Futuro.

Participou da equipe de programas de inclusão digital, como ESTAÇÕES DIGITAIS com a Fundação Banco do Brasil e TELECENTROS.BR com o Ministério das Comunicações. Atuou na elaboração de conteúdos pedagógico, concepção de projetos estruturantes e sustentáveis, consultor da Unesco e ainda na elaboração da Política de Inclusão Digital do Governo Federal.

Em 2014 recebeu o título de Cidadão Honorário de Valparaíso de Goiás. Em 2016 foi vencedor o Prêmio ATN de Empreendedorismo na categoria Personalidade do Ano. Em 2017 recebeu da ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS o reconhecimento por seu trabalho como a melhor solução para tratamento de lixo eletrônico do mundo, numa relação sociedade civil e governo, em cerimônia aconteceu em Accra, capital de Gana, na África.

Fundadora

Denise Braun

All About Waste

Denise Braun
Fundadora - All About Waste

Fundadora da All About Waste, empresa norte-americana de consultoria em empreendimentos sustentáveis com foco em prédios comerciais e complexos de grande porte.

Denise trabalha na área de sustentabilidade há mais de 20 anos e tem liderado o mercado de certificação TRUE Zero Waste se tornando referência em soluções inovadoras para economia circular nos Estados Unidos. 

Denise é membro do conselho executivo do USGBC de Los Angeles e comitê de sustentabilidade da companhia de transporte de Los Angeles e possui diversas acreditações profissionais tais como LEED AP, WELL AP, Fitwel Ambassador, LBC Ambassador, EcoDistrict AP, ENV SP e TRUE Advisor.

No Brasil, a Denise foi responsável por certificar os primeiros projetos no Sistema LEED de Green Building (construção sustentável.)

Instituto Lixo Zero Brasil

Kadmo Côrtes

Vice-Presidente

Kadmo Côrtes
Instituto Lixo Zero Brasil - Vice-Presidente

 Bacharel em Ciências Econômicas, Pós-Graduado em Finanças e Marketing de Varejo. Empreendedor com 35 anos de experiência e visão sistêmica no varejo,
Mentor do Programa Cidades Lixo Zero – Avanços Rumo a Destinos Sustentáveis e Prêmio Atitude Cidadã, do Instituto Lixo Zero Brasil, onde ocupa o cargo de Vice-Presidente conectando academia, governos, especialistas e negócios. 10 anos trabalhando com projetos de inovação, pesquisa, desenvolvimento e impacto social, membro dos foros de Discussão sobre Economia Verde, Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem na Câmara Federal e Frente Parlamentar Distrital em Apoio aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. Embaixador da SOFTEX – Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro em Brasília.
formação de planejamentos estratégicos, tático comercial e no desenvolvimento de ofertas em
função das demandas contextualizadas as condições ambientais.
Desenvolvimento de processos e formação de rede com foco em instituições do terceiro setor.
 Experiência em organização de eventos internacionais, ações de
 endomarketing, Branding e design de interfaces.

Deputado Distrital

Leandro Grass

Câmara Legislativa do DF

Leandro Grass
Deputado Distrital - Câmara Legislativa do DF

Leandro Grass é deputado distrital (REDE), professor, sociólogo, mestre em Desenvolvimento sustentável, gestor cultural com formação pela Organização dos Estados Ibero-Americanos e pesquisador com experiência internacional no Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Há 15 anos atua no ensino básico e superior do DF. É o idealizador do projeto Política de A-Z. Também é palestrante nos temas de educação, sustentabilidade e cidadania. Na Câmara Legislativa do DF, é vice-presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle e coordenador de três frentes parlamentares: ambientalista, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de promoção dos direitos culturais. É autor da lei que institui o carro exclusivo para mulheres no BRT Sul; da que garante a presença de acompanhantes em UTI's; da que proíbe o uso de sacolas plásticas no DF;da que determina instalação de fraldários em banheiros masculinos e femininos ou espaços unissex; da que determina o tratamento de resíduos orgânicos no DF; de preservação de Cerrado e outras que já fazem diferença na vida da popualção. Também foi o autor do projeto de resolução de adesão da CLDF ao programa #ElesPorElas da ONU. Tem como agenda prioritária do mandato as políticas de infância e juventude, especialmente educação.

Diretor Presidente

Lucas Arruda

COMCAP (Florianópolis)

Lucas Arruda
Diretor Presidente - COMCAP (Florianópolis)

Diretor presidente da Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap

Lucas Arruda é engenheiro sanitarista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), especialista em Gestão de Projetos de Engenharia (MBA). Foi engenheiro concursado da Casan por nove anos, onde ocupou o mais importante cargo operacional como superintendente da Região Metropolitana.

 

Em 2017, convidado pelo prefeito Gean Loureiro, assumiu a superintendência de Habitação e Saneamento da Prefeitura de Florianópolis. Na PMF, cuidou das políticas públicas, planejamento e gestão da área de saneamento básico da Capital. Na área de resíduos sólidos, coordenou o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Pmgirs) de Florianópolis, mantendo intensa relação com a Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap.


Lucas assumiu a presidência da Comcap no final de abril de 2020.

Diretor Executivo

Mateus Peçanha

Instituto Lixo Zero Brasil

Mateus Peçanha
Diretor Executivo - Instituto Lixo Zero Brasil

Diretor executivo do Instituto Lixo Zero Brasil e CEO da Co.circular, graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós graduado em Gestão Pública, atua no Instituto Lixo Zero Brasil desde 2012. Juntamente a outros profissionais e desenvolveu e aprimorou o modelo de certificação Lixo Zero, além de ajudar a disseminar este conceito pelo Brasil.Líder da Semana Lixo Zero desde 2017, cooperou com o crescimento exponencial, que passou de 23 cidades para 170 em 4 anos.

Diretora de Gestão Interna

Laís Vidotto

Juventude Lixo Zero Brasil

Laís Vidotto
Diretora de Gestão Interna - Juventude Lixo Zero Brasil

Amante da natureza e graduanda de Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC. Uma das coordenadoras do movimento internacional Zero Waste Youth (Juventude Lixo Zero) desde 2017 e é Diretora de Gestão Interna da Juventude Lixo Zero Brasil. Atua empoderando jovens para se tornarem agentes de mudança, comprometidos em buscar e disseminar soluções para mudar a atual cultura de resíduos em que estamos inseridos. Acredita que nossas pequenas revoluções, juntas, podem mudar o mundo.

Presidente

Rodrigo Sabatini

Instituto Lixo Zero Brasil

Rodrigo Sabatini
Presidente - Instituto Lixo Zero Brasil

Presidente do Instituto Lixo Zero, palestrante internacional, especialista em inovação, sustentabilidade e gestão de comunidades. Rodrigo possui mais de dez anos de aplicação do conceito lixo zero, supermercados, escolas, hotéis, condomínios, comunidades em prefeituras, entre outros.

Chefe de Pesquisa

Andreas Eisfelder

Siemens Energy

Andreas Eisfelder
Chefe de Pesquisa - Siemens Energy

Responsabilidade atual desde: abril de 2020

  • Siemens Energy, América Latina, Head of New Energy Business (Hydrogen solutions)

Experiência profissional

  • Siemens China, Chefe de Pesquisa de CT em Energia e Eletrônica China e GM Hydrogen Solutions China, 2019-2020
  • Siemens China, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para Siemens Smart Infrastructure na Região Grande China, 2016 - 2019
  • Siemens Chile, Gestão de Energia, Líder da Divisão de País, 2013 - 2016
  • Siemens Colômbia, Energia Renovável, Divisão Líder Região América do Sul (sem o Brasil), 2011-2013
  • Siemens Colômbia, Chefe de Estratégia, Região da Siemens América do Sul (sem Brasil), 2008 - 2011
  • Siemens Germany, Topaz Student Program, Trainee, Siemens AG, 2003 - 2008

Educação

  • Economia, Ludwig-Maximilians-Universität (LMU Munich), Master, 2008

Gerente

Hans Kulenkampff

Hinicio

Hans Kulenkampff
Gerente - Hinicio

Hans é Engenheiro Químico, graduado com grande distinção pela Universidade de Concepción, Chile. Desde 2016, ele desenvolveu vários estudos técnico-econômicos ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogênio e em todos os três segmentos de aplicação: Mobilidade, Indústria e Energia, com foco especial na Indústria Química e Mineração. Hans é o fundador e atual presidente da Associação Chilena de Hidrogênio, função para a qual foi convidado a participar como palestrante em mais de 15 seminários, cursos ou conferências nacionais e internacionais. Durante 2019, Hans foi pesquisador visitante do Grupo de Análise Tecno-Econômica (IEK-3) do Jülich Forschungs Zentrum na Alemanha. Atualmente, Hans trabalha como gerente da Hinicio em seu novo escritório em Santiago para acelerar projetos de hidrogênio e célula a combustível na América Latina.

Juan Carlos Bolcich

Juan Carlos Bolcich
-

Formado Técnico Mecânico - Escola Industrial Necochea, 1966, Bacharel em Física, 1972 / Físico, 1982, Instituto Balseiro - CAB / CNEA, Professor Instituto Balseiro, 1976 - 2015, Cátedra Materiais, Obras Especiais, Tese de Doutoramento, Subdiretor da Licenciatura em Engenharia Nuclear 1985 - 1988 / Chefe da Divisão de Metais - Metalurgia 1977 - 1995 / Diretor do INVAP S.E. 1991-1994 - Centro Atômico de Bariloche, CNEA, Membro do Conselho de Administração da IAHE, International Association for Hydrogen Energy desde 1999, e Vice-Presidente para a região da América do Sul desde 2012. É Presidente da AAH, Associação Argentina de Hidrogênio, desde 1996 e atuou como Assessor da empresa Hychico SA, Desenvolvimento Tecnológico da Usina Eólica - Hidrogênio em Comodoro Rivadavia, Patagônia, Argentina. Promotor da Planta Experimental de Hidrogênio no Pico Truncado, Patagônia, Argentina. Foi Presidente da WHEC World Hydrogen Energy Conference, Argentina 1998 e Palestrante em diversos cursos, conferências, seminários e plenárias na Argentina e no exterior.Foi Presidente do Comitê de Hidrogênio do IRAM, TC / 197, dedicado ao Hidrogênio, 1997 – 2013 e Atuou como Assessor da Comissão de Energia da Câmara Nacional de Deputados e Senadores, Legislação de Promoção do Hidrogênio.

Trabalha na Área de Pesquisa e Desenvolvimento em Materiais compatíveis com Hidrogênio, Tecnologias de Produção e Armazenamento de Hidrogênio, Queimadores e Motores de Combustão Interna. Carros com hidrogênio puro e misturas com gás natural e Segurança de H2.

Principais invenções:

  • Máquina de água quente e fria, CAB, 1978
  • Ligas à base de zircônio para reatores nucleares, CAB, 1983.
  • Colheitadeira de vento, Zvalt, Bariloche, 2000.

Gerente

Leandro Garbin

Portfólio Simcenter

Leandro Garbin
Gerente - Portfólio Simcenter

É formado em Engenharia Mecatrônica em 2005 e cursou pós-graduação em Engenharia Automobilística pela FEI finalizando em 2012 sobre dinâmica veicular, utilizando a base bibliográfica do Prof. Thomas Gillespie da Universidade de Michigan.

Possui vasta experiência na área de pesquisa e desenvolvimento para os mercados automotivos (veículos de passeio e comerciais), agrícola e maquinário. Pelo 3º ano consecultivo é Chairperson do Evento SAE Testes & Simulações.

Começou sua carreira na área em 2001 e, atualmente é Gerente do Portfólio Simcenter (Testes & Simulações) na SIEMENS Digital Industries Software.

Luis Miguel

Diazgranado

Luis Miguel
- Diazgranado

Luis Miguel acumula nove anos de experiência em hidrogênio e célula a combustível, mobilidade sustentável, energia renovável, construção verde e projetos de eficiência energética. Ele foi consultor sênior do escritório latino-americano da Hinicio nos últimos dois anos e meio, durante os quais participou de vários projetos relacionados à implementação de tecnologias de hidrogênio na América Latina. Antes da Hinicio, ele trabalhou como CTO para uma empresa de consultoria colombiana especializada em construções sustentáveis. Ele também trabalhou no Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar na Alemanha, pesquisando e desenvolvendo modelos de negócios para o fornecimento de serviços auxiliares de rede por sistemas de bateria distribuídos em grande escala. Durante esse tempo, ele foi co-autor de uma série de artigos revisados por pares publicados em periódicos. Luis Miguel é Bacharel em Ciências em Biologia e Mestre em Gestão de Energias Renováveis pela Universidade de Freiburg. Ele fala espanhol e inglês fluentemente e tem algum domínio do alemão.

Tatiana Romero

INEEL

Tatiana Romero
- INEEL

Tatiana Romero é Ph.D. em Hidrogênio e Célula a Combustível pela University of British Columbia em 2008. É especialista em armazenamento de energia, energia do hidrogênio, célula a combustível, nanomateriais para eletro-catalisadores e membranas de troca iônica. Tatiana tem doutorado em Eletrocatalisadores para Células a Combustível pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Em 2001, ela foi contratada pelo National Research Energy Laboratory (NREL), no Colorado, onde desenvolveu metodologia de fabricação de componentes de células a combustível. De 2004 a 2008, Tatiana trabalhou como assistente de pesquisa no Institute for Fuel Cell Innovations-Canada (IFCI), desenvolvendo novas metodologias e projetando novos aparelhos de teste para estudos de fenômenos de transporte de células a combustível.

Tatiana é autora de mais de 20 artigos cinetíficos e tem duas patentes concedidas. Desde 2000, trabalha no Instituto Nacional de Eletricidade e Energia Limpa-México (INEEL) desenvolvendo sistemas de geração de energia eletroquímica, coordenando equipes multidisciplinares. Em 2019, Tatiana foi nomeada líder de projeto do grupo de P&D de Tecnologia de Armazenamento de Energia, com foco principal em baterias de fluxo e tecnologia de hidrogênio de baixo custo.

Membro do Conselho Deliberativo

Fernando Carvalho Oliveira

ABISOLO

Fernando Carvalho Oliveira
Membro do Conselho Deliberativo - ABISOLO

É Membro do Conselho Deliberativo da ABISOLO e Responsável Técnico da TERA AMBIENTAL. Formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Bolsista de Iniciação Científica - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Mestre e Doutor em Agronomia (USP).

Diretor de Planejamento Estratégico

Antonio Julio Carrere

John Deere Brasil

Antonio Julio Carrere
Diretor de Planejamento Estratégico - John Deere Brasil

Antonio se graduou pela Universidade com dupla habilitação em Agronomia e Economia Agrícola. Ele concluiu seu MBA na Universidade Purdue em 2001.

Antonio começou sua carreia na John Deere em 2001 e ocupou várias posições nas áreas de vendas e marketing, inicialmente em Atlanta e depois na região de Moline, e depois como Gerente de Território na Carolina do Norte.

Depois disso, Antônio se mudou para o Brasil onde assumiu a posição de Gerente de Desenvolvimento de Concessionários, trabalhando com todos os concessionários da América do Sul. Em 2009, ele retornou aos Estados Unidos, em Sacramento, na Califórnia, onde foi Gerente de Vendas.

Em 2014, Antonio voltou ao Brasil como Diretor de Vendas para Hispano América. E em 2018 assumiu a posição de Diretor de Marketing para América Latina. E em janeiro de 2019, como Diretor de Vendas para América Latina. Recentemente, foi nomeado Diretor de Planejamento Estratégico para América Latina.

Diretor

Matthew Govier

Accenture Consultoria

Matthew Govier
Diretor - Accenture Consultoria

Matthew Govier é Diretor do escritório de São Paulo da Accenture.  Matthew é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlo Vargas em São Paulo e possui um MBA pela London Business School.  Nos seus 20 anos de Consultoria, Matthew suportou clientes de diversas indústrias em suas estratégias de crescimento, estratégias de sustentabilidade, programas de redução de custo e na implementação de transformações de diversos tipos.  Matthew fundou a prática de Sustainability Services da Accenture na America Latina e atualmente lidera a frente de “Responsible Business” da Accenture no Brasil.  Matthew também é líder das ações de Cidadania Corporativa da Accenture na America Latina, coordenando as ações voluntárias e pró-bono da empresa e é Conselheiro e membro de duas ONGs de ação social.  Matthew é casado com a Ana e tem 3 filhos.

Priya Buddhavarapu

IPHE

Priya Buddhavarapu
- IPHE

Priya Buddhavarapu é graduanda do quarto ano com especialização em Ciência e Política Ambiental na Universidade de Maryland, College Park. Ela está atualmente estagiando no Escritório de Tecnologias de Célula de Hidrogênio e Combustível do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) como estagiária de comunicações e divulgação. No início deste ano, ela ajudou a criar e implementar o Desafio Infográfico do Aluno do IPHE, uma competição para alunos do ensino médio e de graduação que foi projetada para expor a próxima geração ao tópico de hidrogênio e células de combustível. Ela atua como vice-presidente do programa de início de carreira do IPHE E&O WG.

Stephanie Azubike

Stephanie Azubike
-

Stephanie Azubike é candidata a PhD no Programa de Ciência e Tecnologia Aplicada da Universidade North Caroline Agricultural & Technical State. Ela está atualmente estagiando no Escritório de Tecnologias de Hidrogênio e Células de Combustível do Departamento de Energia dos EUA, onde seu trabalho se concentra na produção de hidrogênio a partir de energia nuclear e na eletrificação em veículos autônomos. Ela atua como presidente da Parceria Internacional para Hidrogênio e Células Combustíveis na Economia (IPHE) Education & Outreach Working Group (E&O WG), capítulo inicial de carreira.

Presidente

Marcelo Ebert

YVY (Produtos de Limpeza Sustentáveis)

Marcelo Ebert
Presidente - YVY (Produtos de Limpeza Sustentáveis)

Depois de 15 anos no mercado financeiro Marcelo foi comandar em 2011 a Terpenoil, empresa de Química Verde focada em produtos profissionais de limpeza e tratamento do ar. No início do ano lançou YVY, uma marca de produtos naturais de HOME CARE em cápsulas que chega para romper velhos hábitos e renovar o mercado dos produtos de limpeza de forma mais inteligente, eficaz, prática e antenada com o novo mundo que vivemos.

Organização


Nossas Redes Sociais


Desenvolvido por